FREGUESIA DE ALMOSTER

FREGUESIA DE ALMOSTER
ALMOSTER MINHA TERRA!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AUTARCAS COM UMA SACADA DE PROMESSAS

Temos aqui as promessas eleitorais dos dois candidatos a Presidente da Junta de Freguesia da nossa terra. Foram copiadas directamente SITE do Alvaiazerense, Um ano depois ainda é cedo para se ter uma visão positiva ou negativa do que está a ser feito na nossa terra. Mas aqui temos uma sacada cheia de promessas, (tanto dum lado como do outro). Com a crise que aí vem vamos ver até que ponto algumas delas serão executada visto os dois candidatos de encontrarem na nossa autarquia, um na Junta e outro na Assembleia. Para memória futura informamos que as eleições foram ganhas pelo sr PAULO REIS SILVA, psd, sendo por isso o actual Presidente da Junta.

30 de Setembro de 2009


Entrevistas aos candidatos cabeças-de-lista à Assembleia de Freguesia de Almoster

No contexto da realização das Eleições Autárquicas, a 11 de Outubro, o Jornal "O Alvaiazerense", deu voz directa a todos os candidatos à presidência dos órgãos autárquicos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia).
Como habitual neste tipo de entrevista, optámos por conceder um espaço limitado a cada candidato, igual em cada órgão, e para entrega em determinado tempo. Na ordenação foi seguido o critério do sorteio oficial estipulado para os boletins de voto.
Esperamos com esta disponibilidade contribuir mais uma vez para uma melhor informação à população, para que o seu voto seja mais esclarecido. Mais se esclarece que este espaço é da inteira responsabilidade dos candidatos. As questões colocadas a todos os candidatos foram:

Questões:
1 - Porque se candidata (recandidata)?

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar?

--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Reis Silva

PSD

1 - Porque se candidata?

Sou candidato acima de tudo pela convicção de que posso ser útil à minha terra e fazer algo mais por ela e pelas suas gentes, tentando melhorar as condições de vida dos que cá vivem e criando condições para fixar novos residentes. Actualmente as perspectivas e estudos não são os mais animadores, pois todos apontam para um rápido envelhecimento e perda gradual de população, o que redobra o desafio e a vontade de inverter esta situação.
Ao longo da minha vida sempre dei provas de abnegação e amor à terra e por isso os Almosterenses conhece-me bem e penso que reconhecem em mim as características e as capacidades de trabalho necessárias para o cargo a que me candidato e que desempenharei com o maior orgulho.

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar

Como é do conhecimento geral, uma Junta de Freguesia tem recursos financeiros próprios escassos que para pouco mais chegam do que para a gestão e conservação de alguns dos equipamentos da Freguesia e para o desenvolvimento de algumas actividades. Cabe portanto ao seu elenco, tendo como principal parceiro a Câmara Municipal, procurar outras formas e ter outras ideias que permitam o desenvolvimento de projectos de maior dimensão. Todos estes projectos terão como principal objectivo a criação de melhores condições de vida na nossa terra e tentar corrigir a tendência actual e a prevista futuramente de constante perda de população.

Porque queremos encarar esta situação como uma previsão e não como uma inevitabilidade, iremos tentar promover uma urbanização, na sede de Freguesia, com alguns lotes de terreno que possam ser postos à disposição, principalmente dos jovens, que aqui queiram fixar-se, construindo aqui a sua habitação própria permanente, em condições vantajosas.

Importantes também para a fixação da população são as acessibilidades, iremos bater-nos pela conclusão da EN 350 (ligação a Leiria), juntamente com a Câmara Municipal, que já tem passos dados nesse sentido.

Virando-me agora mais para o interior da Freguesia, propomo-nos a elaborar um projecto para o arranjo do espaço da Igreja Velha, que respeite o património ainda recuperável lá existente e consiga a envolvência com o espaço abrangente.

Tentaremos candidatar a fundos comunitários uma intervenção na zona do Brejo, que permita recuperar todas as suas nascentes e represas, integrando-as com as Azenhas, com a vegetação e com o sistema de rega existentes.
Ainda na área cultural tentaremos construir um espaço coberto (Pavilhão Multiusos / Salão de Convívio) que permita o desenvolvimento das mais diversas actividades durante todo o ano.

Mais sucintamente há algumas medidas importantes que nos propomos realizar: alargamento e melhoramento do Cemitério; Implementação da Rede de Saneamento Básico; limpeza e abertura de caminhos florestais de modo a permitir uma melhor prevenção e combate aos incêndios e acesso aos terrenos pelos proprietários.

Num espaço tão curto é difícil expor todas a nossas ideias para Almoster. Aqui ficaram as principais. Durante a campanha eleitoral teremos tempo para as apresentar e discutir com os Almosterenses, aceitando também as suas sugestões, e juntos lutarmos para que Almoster tenha um futuro melhor. Para isso contamos com todos. Por Almoster!
--------------------------------------------------------------------------------
Manuel Nunes Paixão

PS

1 - Porque se candidata?

A minha candidatura à Presidência da Junta de Freguesia de Almoster, como independente, nas listas do PS, surge baseada em dois pressupostos: disponibilidade e oportunidade.
Disponibilidade, para abraçar com empenho e determinação este desafio em prole da freguesia de Almoster.
Oportunidade para poder dar o meu contributo pela causa pública e das pessoas, pelo que o meu compromisso com os Almosterenses é de trabalho e dedicação diárias.
Esta é a minha promessa.

Entendo que o facto de conhecer bem os almosterenses e eles me conhecerem a mim, é uma vantagem natural.

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar

Quanto a projectos e propostas temos vários já em estudo, tais como: estudo para a construção de um parque natural na zona do Brejo; arranjo da zona envolvente da Igreja Velha; limpeza de caminhos florestais; rever o estado das calçadas na freguesia; pugnar pela entrega do campo de jogos; elaborar um novo regulamento de utilização e conservação do cemitério; estudo para melhoria de acessos ao Olho do Tordo, assim como às lagoas, criando aí espaços de lazer e com informação e divulgação dos locais; estudo para a conservação de moinhos antigos; ajardinamento de alguns locais que o justifiquem; recolha de informação histórica dos pontos de interesse turístico e sua divulgação; melhorar a sinalização existente e colocação de placas de delimitação dos lugares da freguesia; colocação de passadeiras junto à escola, igreja e Ponte Nova; apoio aos jovens com a criação de espaço para as suas actividades; em colaboração com a Câmara Municipal, procurar dar um destino às escolas da freguesia para que não passem a ruínas; colocação de placards de informação em vários locais da freguesia; melhorar o estado das nossas fontes; procurar dinamizar a feira dos 23 em Ponte Nova, assim como estudar forma de aproveitamento do pavilhão aí existente para a venda de produtos e outras actividades.

Estes são os nossos projectos, com uma gestão criteriosa dos dinheiros públicos e na aposta social em diversas áreas, dirigida para as pessoas, pois só com a participação de todos, é possível ultrapassar os vários obstáculos.

Para terminar quero deixar a mensagem de que, contando ser eleito para presidente da Junta de Freguesia de Almoster, irei trabalhar com a minha equipa para que Almoster seja uma referência no panorama da área do nosso concelho.
Almoster, pela sua dimensão, pela sua população e pela sua importância, merece e exige uma gestão moderna e virada para a solução dos seus problemas, onde a qualidade de vida da população seja uma prioridade constante.
Queremos uma freguesia virada para o futuro que não seja miserabilista e que seja uma voz firme junto da Câmara Municipal.

Por tudo isto, conto com o voto dos Almosterenses no dia 11 de Outubro.

2 comentários:

  1. E O MENTIROSO QUEM É?11 de dezembro de 2010 às 00:46

    Quem foi o "iluminado" que escreveu isto em nome dos candidatos? Quando da campanha eleitoral eu não me apercebi desta loucura! Bem, são politicos...ou empurrados por eles!

    ResponderEliminar
  2. É curioso. O que consta nos programas de qualquer das candidaturas é na realidade o mesmo que constava há já algumas décadas noutas candidaturas, mas nunca houve qualquer resultadao prático nem temos conhecimento de que tenham sido desenvolvidas acções nesse sentido.
    É por isso que tudo continua ne mesma. São apenas sonhos. É que para haver obras é preciso trabalho e imaginação e, lamentavelmente é o que tem faltado aos nossos autarcas.
    Do que conheço, tantos dos que nos governaram na Junta, passados e actuais, deixa-me a sensação de que estar na Junta é apenas e tão só um mei de se autopromovereme não descurando a obtenção da parca receita que, em marés de crise, faz sempre jeito.

    ResponderEliminar