FREGUESIA DE ALMOSTER

FREGUESIA DE ALMOSTER
ALMOSTER MINHA TERRA!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ZELO OU DESLEIXO!

   Como é conhecido da maioria da população da freguesia  havia uma estrada que servia a sede da freguesia de Almoster que tinha inicio junto ao cemitério e  passando junto da igreja,(nova e velha) fazia a ligação a São Jorge pela centro do recinto da actual Feira dos 23.
   Nessa altura, até aos anos de 1974, era este o único caminho que ligava a estrada de Alvaiázere e a de Ansião ao fundo da freguesia.Caminho em terra batida e que no inverno ficava totalmente intransitável.!
   Com a construção da E.N. 350 no ano de 1974 essa "estrada" antiga práticamente deixou de existir ficando apenas alguns troços da mesma que se destinavam apenas a serventia dos terrenos agricolas que não confinavam com a referida  nova esrada 
   Assim aconteceu com o troço da estrada que ligava o cemitério á nova estrada, perto do actual posto clínico..A mesma apenas era utilizada a pé pelas pessoas que, por qualquer motivo, resolviam encortar caminho na ida ou na volta do cemitério e servia para serventias agricolas.
  Nesse troço da estrada existia, e existe, uma ponte que ligava as duas margens da ribeira de Almoster e que, pelos motivos já referidos apenas serve para serviço pedonal. Numa próxima oportunidade irei referir-me ás voltas que a mesma ponte levou para poder vir a Almoster a camioneta que nos ligava, 3 dias por semana, a Alvaiázere.
  Verifico, numa das minhas passagens por Almoster que, recentemente, foi despejada á entrada do referido caminho, na ligação com a EN 350, uma ou várias camionetas de terra.
  Confesso que fiquei curioso com este facto. Será que alguém, (Junta ou Câmara),  teve a feliz e louvável ideia de tornar essa passagem mais acessível ás  pessoas que ainda por aí passam?  Deste modo começar a preservar os vários patrimónios que ainda existem em Almoster e que tão mal tratados têm sido? Ou foi mais uma ideia louca de alguém que, como é hábito, descarrega terra em tudo o que é lugar e sitio, a seu belo prazer, visto já não a poderem descarregar na estrada da serra?
  Ver para crer!...

5 comentários:

  1. Esperamos que a terra seja devidamente espalhadada e que seja feita uma ligação em condições á EN 350. Já devia ter sido feita á muito tempo! Esperamos que esta Junta seja mais esperta que as anteriores.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que a terra ali colocada deve ser para preparar o acesso à referida estrada antiga que ainda é muito utilizada, especialmente em dias de funerais, já que encurta caminho aos peões e tem menos riscos do que circular pelas estradas nacionais.
    Sei que durante os mandatos da anterior Junta, já a situação desta estrada tinha sido várias vezes levada à Assembleia de Freguesia, no sentido de a melhorar e tornal acessível à E.N. 350, sem qualquer resultado prático porque o executivo entendia que aquele caminho era para abandonar, o que nunca concordei nem concordo,
    Pois como refere o texto aquela ponte deve ser preservada e o caminho reabilitado.
    Já vi que este ano a Junta mandou cortar as ervas naquela estrada, mas não foi capaz de mandar cortar os arbustos e silvas que a cobrem e quando por ali passamos temos que baixar a cabeça, mas mesmo assim sujeitamo-nos a uns raspões. Quanto à outra estrada referida, entendo que deve ser reabiltada, porque como se sabe a maior parte é utilizada nos acessos às propriedades e entendo que continua a ser pública apesar de alguns pensarem que é deles e até se deram ao luxo de taparem alguns troços para proveito próprio, o que está mal. Se, eventualmente, proprietários tivessem cedido terreno para a EN 350, poderiam ter solicitado em processo próprio a troca com a antiga estrada, se não prejudicasse terceiros. Agora, abusivamente o do tipo Chico-esperto, nunca.

    ResponderEliminar
  3. Este caminho é para defender! Vamos todos mostrar ao Sr. Presidente da Junta que este caminho é necessário.

    ResponderEliminar
  4. DEFENDA O PATRIMÓNIO23 de junho de 2010 às 00:06

    Que ninguém se cale no dia 02 de Julho na assembleia de freguesia no sentido de defender esta ponte e esta estrada. Já foi destruido património a mais na nosssa freguesia. BASTA!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Sr.Presidente da Junta.Já me informaram que já está aberta a ligação entre a EN 350 e a antiga ponte sobre a ribeira de Almoster, a caminho do cemitério. Parabéns e obrigado!

    ResponderEliminar